quarta-feira, 28 de setembro de 2011

APRENDA A DAR BANHO EM SEU CÃO SEM SUSTOS

Qualquer animal de estimação precisa de banho regularmente para manter a boa saúde. E a hora do banho pode também ser um momento alegre e tranquilo para o animal. Aprenda passo-a-passo a dar banho em casa e evite cometer erros que podem tornar o seu trabalho muito mais difícil.

1- Escovação. O melhor jeito de começar o banho é com uma boa escovação. Escove sem machucar, com carinho, até tirar os nós. Dê atenção aos locais mais difíceis de limpar, como atrás das orelhas, rabo, e seja cuidadoso com os locais sensíveis (ao redor dos olhos, barriga, etc).

2- Prepare o banho. Antes de molhar o animal, prepare o banho primeiro. Coloque uma bola de algodão em cada ouvido para não entrar água, e retire somente após o banho terminado.

3- Utilize água morna. Nunca aqueça a água demais, e evite banho frio (o banho de mangueira é permitido em dias quentes, desde que o animal possa se secar logo após o banho).

4- Utilize produtos neutros. Dê preferência para um shampoo neutro, para cachorros. Produtos que contém veneno anti-pulga podem ser perigosos e não devem ser utilizados em casa.

5- Comece devagar. Molhe as patas primeiro, para acostumar o cão com o contato com a água. Evite assustá-lo, tente não fazer movimentos bruscos, e nunca jogue água diretamente no rosto dele.

6- Ensaboar. Depois de molhado, comece a ensaboar as patas e as costas. É possível esfregar o pelo com a mão ou com luva própria. Uma escova de cerdas macias também pode ajudar para limpar as sujeiras mais difíceis, como terra nas patas, etc. Seja cuidadoso com o rosto, lembre-se de não passar sabão perto dos olhos , boca e nariz.

7- Enxaguar. Tire todo o sabão, enxague abundantemente, sempre tomando cuidado com o rosto e principalmente com os olhos. Para animais de pelagem longa, é recomendado o uso de um condicionador antes da última enxaguada. Para os animais de pelagem curta, o uso do condicionador normalmente não é necessário.

8- Secar. Depois do enxague, retire as bolas de algodão dos ouvidos e seque-o imediatamente. Comece com uma toalha, seque bem o peito, cabeça, e entre os dedos. Termine de secar com um secador (na temperatura fria). Muito cuidado com secadores de cabelo comuns, pois são quentes demais para os cães. Utilize somente secadores que tem a opção de temperatura "fria", mesmo assim o secador deve estar em constante movimento e sempre à uma distância segura do animal.

9- Escovação. Escove novamente para retirar os pelos soltos, dê muito carinho e pronto!


fonte:blog guiaderaças

Nenhum comentário:

Postar um comentário